quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Uma nova fase da ação divina entre os Homens.

E, estando com eles, determinou-lhes que não se ausentassem de Jerusalém, mas que esperassem a promessa do Pai, que (disse ele) de mim ouvistes.
Porque, na verdade, João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo, não muito depois destes dias.
Aqueles, pois, que se haviam reunido perguntaram-lhe, dizendo: Senhor, restaurarás tu neste tempo o reino a Israel?
E disse-lhes: Não vos pertence saber os tempos ou as estações que o Pai estabeleceu pelo seu próprio poder.
Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. 

Atos 1:4-8
            Atos . Uma nova fase da ação divina entre os Homens.

  A  ação dos Apóstolos movidos pelo Espírito Santo. Hora de estabelecer a Igreja. Era tempo de avançar, crescer, invadir o território dominado pelo inimigo, estabelecer o Reino de Deus e tomar posse da vitória conquistada no Calvário. Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina; Efésios 2:20.
Os Discípulos não estavam sintonizados com este propósito. Três anos ouvindo os seus ensinamentos, vendo como o Senhor Jesus Cristo atuava e agora Ele ressurreto e ainda não haviam compreendido plenamente o propósito Dele. Por quê? Porque Ainda não tinham recebido o Espírito Santo. {Sem  a atuação plena do Espírito Santo não conseguimos ver como o Senhor vê} Perguntaram ao Mestre: "Restaurarás neste tempo o reino a Israel?" Tal questionamento estava totalmente fora do contexto, mas serve para avaliarmos a distância entre a visão dos discípulos e o objetivo de Jesus.
"Restaurarás neste tempo o reino a Israel?"
- Os discípulos estavam preocupados com o reino de Israel. Jesus estava discorrendo sobre o Reino de Deus (v.3 e 6).
- A expectativa dos discípulos se limitava a uma nação – Israel. O reino anunciado por Jesus alcançaria os confins da terra – todas as nações (v. 6 e 8).
- O reino reclamado pelos discípulos tinha, sobretudo, uma conotação política. O Mestre se referia a um reino essencialmente espiritual.
- Os discípulos estavam focalizados em seu tempo presente. Jesus anunciava um projeto cuja execução alcançaria os nossos dias e os vindouros.
Observamos que os apóstolos estavam totalmente presos em seus limites. Esse é o retrato de muitos cristãos atuais, que mantêm sua experiência espiritual amarrada pelo egoísmo e pelo materialismo. Jesus estava mostrando que era hora de ir além.
O tempo da igreja é o tempo de ir além dos limites que nós mesmos impomos à operação de Deus. Tais limitações podem ser geográficas, como mostra o texto, mas também sociais, religiosas, etc.

  O tempo dos evangelhos foi um tempo marcado pela ação e ensino de Jesus. Era chegado o tempo da ação e ensinos daqueles Apóstolos que haviam sido comissionados por Ele. Hoje nós somos comissionados por Cristo para que aceitando os fundamentos dos Apóstolos e profetas do qual Cristo é a pedra Angular avancemos, cresçamos ,invadamos o território dominado pelo inimigo, estabeleçamos o Reino de Deus e tomemos posse da vitória conquistada no Calvário.

 Mas como fazer isso sendo humanos, com limitações, inconstância e com desejos carnais?

     Resposta: Fé e Espírito Santo

E este parecer contentou a toda a multidão, e elegeram Estevão, homem cheio de fé e do Espírito Santo, e Filipe, e Prócoro, e Nicanor, e Timão, e Parmenas e Nicolau, prosélito de Antioquia; Atos 6:5.
Barnabé.
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor. Atos 11:24.

E não vos embriagueis com vinho, em que há contenda, mas enchei-vos do Espírito; Efésios 5:18 .
Os capítulos 5 e 6 de Efésios nos dá uma descrição completa de como devemos agir em todas as áreas de nossa vida para sermos cheios do Espírito Santo. Não basta ler a Bíblia, fazer longas e belas orações se não houver uma atuação pratica com nós mesmos, com os irmãos, com as esposas, com os filhos, com os patrões e até com nossos inimigos. Vejamos o exemplo do Fariseu e do Publicano.
 Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado. 
Lucas 18:14.
Um homem cheio de fé e do Espírito nem sempre é o mais eloquente, mas aquele que tem uma vida de pratica da palavra de Deus; E sede cumpridores da palavra, e não somente ouvintes, enganando-vos com falsos discursos. Tiago 1:22. Um homem cheio de fé não se embriaga com seus próprios interesses e desejos, mas se envolve com os interesses de seu Salvador que entregou a sua vida para que ele pudesse viver.
Sofre, pois, comigo, as aflições, como bom soldado de Jesus Cristo. 2 Timóteo 2:3
Nenhum soldado em serviço se embaraça com negócios desta vida, a fim de agradar àquele que o alistou para a guerra. 
 2 Timóteo 2 : 4